Eu penso que as 3 infos Críticas e necessárias para palpitar em cima e que vc
não dá seriam :

 a) as mensagens EXATAS e o Comportamentos de erro que acontecem

 b) confirmar se a conexão que o aplicativo abre é DEDICADA ou SHARED, e se há
algum tipo de pool de conexão envolvido

 c) detalhamento do middleware e do método de conexão ao banco envolvido,
incluindo versões (do middleware, dos drivers, etc) E um curtíssimo exemplo de
conexão tal como a que o programa faz

 Com esse retorno dá pra dizer algo mais concreto, mas de cara posso dizer que
se é um erro que só ocorre fora da aplicação, pra mim : OU existe alguma tela
da aplicação que faz algo (exemplo, sinalizar uma variável global) que força a
lógica a cair num IF que quando vc executa pela tool cliente não é ativado, OU
alguma tela anterior da aplicação tá fazendo alguma coisa errada e o erro tá
estourando na tela que chama a tal rotina, (aí tal erro não ocorre quando vc
chama a rotina numa tool cliente), OU há algum bug no middleware e/ou nos
drivers/código da Aplicação (digamos, incompatibilidade de
tratamento/datatypes,retorno, etc que a tool cliente não tem mas a aplicação
tem), ou derivações...
  Manda  a informação, e depois se ninguém que programe/conheça vb puder dizer
nada, aí é mesmo um trabalho de DEBUG, mesmo...