Senhores, bom dia.

dados:

SQL> select * from v$version;
BANNER
Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0 - 64bit Production
PL/SQL Release 11.2.0.3.0 - Production
CORE    11.2.0.3.0      Production
TNS for IBM/AIX RISC System/6000: Version 11.2.0.3.0 - Production
NLSRTL Version 11.2.0.3.0 - Production

SQL> select * from dba_registry_history
5 PSU
PSU 11.2.0.3.5

Senhores, ao ver a HOME de desempenho do grid control, me deparei com o gráfico
topado no marrom e no vermelho, então comecei a fazer uma análise.

No alert.log me deparei com vários erros ORA-600

ORA-00600: c㨧o de erro interno, argumentos: [ktspgfb-1], [], [], [], [], [],
[], [], [], [], [], []

========= Dump for incident 588872 (ORA 600 [ktspgfb-1]) ========
*** 2014-05-07 11:53:32.391
dbkedDefDump(): Starting incident default dumps (flags=0x2, level=3, mask=0x0)
----- Current SQL Statement for this session (sql_id=au8354m4z1ssk) -----
UPDATE TABELA_XUXA
   SET DTEXP        = :DTEXP
     , DTIMP        = :DTIMP
     , INDEXP       = :INDEXP
     , INDIMP       = :INDIMP
     , TXT          = :TXT
     , TXTWORD      = :TXTWORD
     , TXTPDF       = :TXTPDF
 WHERE CODDOC       = :CODDOC
   AND NUMSEQ       = :NUMSEQ
   AND CODLOCALRESP = :CODLOCALRESP

Eu sabia que essa tabela possuia alguns campos do tipo LOB, então fui analisar
junto ao seguinte tópico:

http://askdba.org/weblog/2008/03/hw-enqueue-contention-with-lob/

select DBMS_UTILITY.DATA_BLOCK_ADDRESS_FILE(ID2) FILE#,
DBMS_UTILITY.DATA_BLOCK_ADDRESS_BLOCK(ID2) BLOCK#
from v$lock
where type = 'HW';

Apareceram 21 linhas com o FILE_ID 71 e o número de bloco 25218 que estava
ocorrendo a contenção da HW.

Então o segmento encontrado bate com o alert.log que mostra o UPDATE na
tabela_XUXA

isso se trata de um ambiente de produção e preciso de algumas soluções, pois as
soluções dadas até agora vistas por mim, não sei o tipo de impacto que pode
causar e algumas vi que não eram válidas para um ambiente de produção. Vi
também que isso é um bug da versao 10, mas como vemos, estou já na versao
11.2.0.3.5.

Alguém pode ajudar numa solução?
  • [oracle_br] enq: HW - ... Rafael Mendonca

Responder a