Rapaz, vai dar trabalho pra te explicar TUDO, pois vc tá misturando muita
coisa no mesmo e-mail!

Primeira coisa: nunca mande e-mail com dúvidas aqui pra lista sem falar no
mínimo: versões do SGBD e do sistema operacional.

O que posso te responder sem ter mais detalhes e nem ter acesso à tua
máquina pra verificar é o seguinte:

--- orcl:/u01/app/oracle/product/11.2.0/dbhome_1:N
---O que significar o "N"?

O N significa NÃO.
É nesse arquivo que vc diz se quer que esta instância suba automaticamente
quando o servidor (ou máquina virtual) der boot.
Se quiser que dê boot automaticamente, troque por Y (Yes)

-- SQL> select name from v$database;
-- Recebi a mensagem de erro:
-- ERROR at line 1:
-- ORA-01034: ORACLE not available

Cara, teu banco não está no ar.
Não apareceu uma mensagem dizendo que tua instancia está intiva quando vc
entrou no SQL*Plus?

-- Ao pesquisar sobre o problema identifiquei que o arquivo de parametros
init<SID>.ora poderia não ter sido criado

Esse arquivo não precisa necessariamente existir. Ao criar uma instancia se
não me engano o padrão do instalador é gerar spfile, e não pfile.
Eu particularmente te digo que tenho 99% de certeza que o problema não é
esse. O problema seria esse se vc desse um STARTUP e ele retornasse um erro
dizendo que o arquivo não existe.

Uma dúvida: vc disse que está fazendo esse laboratório pra criar um
DataGuard, certo?

Estou percebendo pelo teu e-mail que vc ainda é muito cru em relação a
instalação do banco!
Vc já instalou o Oracle no Linux alguma vez?

Eu iria te sugerir de aprender um pouco mais devagar... aprender o básico
primeiro pra depois pensar em DataGuard.

  • [oracle_b... rafael.p.fe...@gmail.com [oracle_br]
    • Re: ... 'Milton Bastos Henriquis Jr.' miltonbas...@gmail.com [oracle_br]
      • ... rafael.p.fe...@gmail.com [oracle_br]
    • [ora... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]
[...]