Olá Mario,

Bom, primeiro de tudo você deve analisar as limitações do BD's e ver se te
atende. No caso do XE existe limitação de crescimento, por exemplo, que é de
10Giga de dados para Versão 11g do Xe. Ao passo que o PostGre não tem esta
limitação.

Como você disse que que as aplicações não chega a 10 usuários, é bem provável
que você ainda esteja longe a atingir a limitação do XE, mas como sempre é
melhor você conferir e fazer uma analisa melhor.

Eu neste cenário iria de XE, pois como você tem procedures, packages, triggers
e views já mostra que você esta usando recurso de banco para aplicação de regra
de negocio, o que seria bem mais adepto ocasionando bem menos transtornos a
você este migração.

Mas pode ficar a duvida e se... depois de algum tempo o meu cliente estiver com
muito usuários ao mesmo tempo e o banco ficar maior que os 10Giga de dados? S o
seu cliente chegou neste estagio migre para uma versão paga do Oracle - pode
ser o Standard ao inves do  enterprise.

E ainda se o cliente cresceu então ai que não faz sentido fazer um downgrade
deBanco, seria algo mais natural usar um banco com todo o suporte.

Alessandro Lúcio Cordeiro da Silva
        Analista de Sistema

þ http://alecordeirosilva.blogspot.com/

Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa
santificação: que vos abstenhais da prostituição.
(1º Tessalonicenses 4:3)

Em Quarta-feira, 13 de Agosto de 2014 10:27, "Mario Rodrigues