Olá Marcelo.

Não sei que versão você pensa em instalar (XE, Standard ou Enterprise). Mas
inicialmente sabemos que o FreeBSD não consta na matriz de certificação da
Oracle como SO compatível.
Digo não pelo menos no ambiente empresarial, mas há quem instale o Oracle
no Ubuntu, Debian, etc..
Tanto eu como os demais da lista salientamos diversas vezes que a Oracle
não dar suporte!

Mas as vezes necessitamos instalar no notebook, netbook,etc mais
fraquinho...e é ai que outros SOs mais leves pra ambiente de estudo com o
Ubuntu entre outros são solicitados aqui na lista..

Boa sorte !

Att,

Emerson Martins
DBA Oracle