Gustavo,

     Primeiramente é importante entender que o tamanho do tablespace
smallfile é até 32 GB apenas se o tamanho do bloco do BD é de 8 Kb. Se o
tamanho do bloco default do BD tivesse 32 Kb, por exemplo, o tablespace
poderia ter de até 128 GB.

     Atualmente só aconselho trabalhar com smallfile se vc usa Oracle 10G
ou inferior ou se vc não tem RAID e/ou ASM espalhando os dados em vários
discos. Se por exemplo vc tem Oracle 11G e RAID, recomendo criar BigFile
Tablespaces, por diversas razões que explico no artigo
http://www.fabioprado.net/2013/11/boas-praticas-para-gerenciar-tablespaces.html
.

    Quanto à sua pergunta sobre converter o tipo do tablespace, isso não é
possível. Vc teria que criar um BigFile tablespace , mover os objetos para
lá e depois apagar o Smallfile, ok?

[]s

*Fábio Prado*
<http://www.fabioprado.net/2014/01/oracle-ace-o-que-e-isso.html>
www.fabioprado.net
"Compartilhando conhecimentos e treinando profissionais em Bancos de Dados
Oracle"

Em 3 de outubro de 2014 10:07, Gustavo gust.goul...@yahoo.com.br
[oracle_br] <oracle_br@yahoogrupos.com.br> escreveu:

> Prezados, bom dia.
>
> O tamanho máximo para um datafile em um tablespace smallfile  é de 32 GB.
> Tenho um DB pequeno que seu datafile esta chegando a este limite. O que é
> recomendado, adicionar mais um datafile ao meu tablespace, ou mudar meu
> tablespace de smallfile para bigfile tablespace ?
>
>  Adicionando mais um datafile ao meu tablespace o oracle automaticamente
> passa a fazer as operações de leitura e escrita nesse novo datafile ?
>
> É possivel converter um smallfile tablespace para bigfile tablespace ???
>

> Agradeço ajudas ...

Responder a