afaik, ** nada a ver ** indicar instãncia zero : até antes da 12c na verdade a
coluna INSTANCE na DBA_JOBS_RUNNING ** não ** indica a instância onde está
rodando, mas sim a instância ESPECIFICADA para rodar o JOB, o zero indica que
não houve nenhuma restrição... Inclusive, a nota metalink "RAC Specific
Information Of View DBA_JOBS_RUNNING" (Doc ID 357564.1) reconhece bug de
documentação, confirmando exatamente que a descrição da coluna INSTANCE deveria
ser, como eu disse, a "indicação da instância DE AFINIDADE, ie, aonde o job foi
indicado para rodar, zero representanmte Ausência de afinidade/restrição", mas
o pessoal colocou uma definição mais estreita na documentação :

INSTANCE     NUMBER           Indicates which instance can execute or is
executing the job; the default is 0.

A meu ver não atendeu completamente Às recomendações do doc bug, mas enfim, é o
que temos pra hoje...

 Exemplo (num 11g versão 11.2.0.1, então NENHUM dos briqueabraques do 12c se
aplica):

 => banco não-RAC :

SYS@O11GR2:SQL> show parameter cluster

NAME                                 TYPE        VALUE
------------------------------------ ----------- ------------------------------
cluster_database                     boolean     FALSE
cluster_database_instances           integer     1
cluster_interconnects                string
SYS@O11GR2:SQL>

 => dou permissão direta num objeto que o JOB vai precisar :

SYS@O11GR2:SQL> grant execute on dbms_lock to scott;

ConcessÒo bem-sucedida.

=> crio o JOB e executo-o :

SCOTT@O11GR2:SQL> DECLARE
  2     v_job  number;
  3  BEGIN
  4     dbms_job.submit(v_job, 'BEGIN dbms_lock.sleep(180); END;');
  5     commit;
  6  END;
  7  /

Procedimento PL/SQL concluÝdo com sucesso.

==> resultado duma consulta na DBA_JOBS_RUNNING enquanto o job tá rolando :

SYS@O11GR2:SQL> select * from dba_jobs_running;

       SID        JOB   FAILURES LAST_DAT LAST_SEC THIS_DAT THIS_SEC   INSTANCE
---------- ---------- ---------- -------- -------- -------- -------- ----------
        12         23                              25/11/14 13:54:57          0

SYS@O11GR2:SQL>

 ===> Tá vendo o zerinho ali ???? Absolutamente NORMAL portanto (não tenho
instância a restringir, só há uma), não cabe interrogação/dúvida NENHUMA aí,
okdoc ??

 Sobre a questão de matar a sessão, eu não estou neste exato momento com um bd
de teste 12c (só em casa) pra confirmar mas Pra mim o funcionamento é : em
princípio, se vc consultar uma view de sistema qualquer conectada no PDC/banco
pluggable X, vc vai ver o resultado para X apenas, e se vc estiver conectado no
CDC/banco container Y, vc vai ver os resultados para Y apenas.... Assim, se vc
consultou no banco container tal e encontrou uma linha na V$SESSION , é nele
que vc deveria estar conectado para matar a sessão, okdoc ??? Imagino que devia
ser um job interno desse banco container, por isso que vc não encontrou nada no
pdc...

  • [oracle_br] Como ... Evandro Giachetto evandrogiache...@gmail.com [oracle_br]
    • Re: [oracle_... Andre Santos andre.psantos...@gmail.com [oracle_br]
      • Re: [ora... Evandro Giachetto evandrogiache...@gmail.com [oracle_br]