Colega, vc ** não respondeu ** o que eu perguntei : a função é usada no SELECT,
no WHERE, no ORDER BY, em QUAL lugar ?? o Plano de execução sem a dita-cuja é
diferente ?? A tal "validação" usa regexp, XML ou quetais ?? PO estar
acontecendo o caso de que a função em si roda em menos de um segundo mas está
sendo aplicada em não-sei-quantas centenas de milhares de linhas e assim
PORTANTO está levando DEZENAS de milhares de segundos na soma total ?? Vc FEZ
um teste da query fazendo a tal "validação de strings" em SQL puro, assim
EVITANDO context-switch e cia bela ?? Plz detalhes....