Rafael

 Ainda falando em boas práticas, e extendendo um pouco o assunto de "usuários"
à  "segurança da informação" no nível do banco de dados, eu recomendaria a
leitura do documento "OWASP Backend Security Project Oracle Hardening"
(https://www.owasp.org/index.php/OWASP_Backend_Security_Project_Oracle_Hardening)
 .

 A OWASP é uma fundação americana voltada para estudo e promoção do
desenvolvimento seguro, e há várias publicações sobre banco de dados, e sobre
Oracle.

 Dentre estes documentos, outro que eu acho bem interessante é um checklist de
segurança em bancos Oracle:  OWASP - Oracle DAtabase Security Checklist
(https://www.sans.org/media/score/checklists/Oracle-Database-Checklist.pdf)

 Neste documento, acho que você pode se interessar pelos tópicos Oracle
Authentication, Oracle Access Controls e Auditing.

 Abçs,
 Lílian Barroso
 https://lilianbarroso.wordpress.com/ https://lilianbarroso.wordpress.com/

Responder a