Tudo depende do Seu storage e de como o administrador do storage vai
disponibilizar esses discos para você.

O ASM em sí já tenta fazer um balanceamento dos dados nos discos por
setores. Assim, dados que são acessados muitas vezes juntos (como indices e
tabelas) são colocados em setores diferentes do mesmo disco, o que facilita
a leitura.

Aqui na empresa que eu trabalho, por exemplo, nós temos alguns discos SSD
dedicados a algumas tablespaces em que precisamos de um acesso mais rápido.

Pra isso, foi criado um novo diskgroup no asm com aqueles discos ssd e os
datafiles para aquelas tablespaces são colocadas lá.

Além dos diskgroups DATA e FRA. Sim, nós separamos a Flash Recovery Area
dos dados.

Agora, à sua pergunta:

Se seus discos DATA, FRA, REDO, ARCH são diskgroups separados, ambos
criados em seus respectivos discos individuais e não chunks do mesmo disk
no storage, então sim, teoricamente vc deve ter uma performance melhor pois
sua concorrência na leitura/escrita dos dados será menor.

Agora, se essas separações que vc mencionou (DATA, FRA, REDO, ARCH) são
apenas pastas dentro do mesmo diskgroup, então não irá influenciar na sua
performance.

Evandro Giachetto
Oracle DBA
evandrogiache...@gmail.com

Em 22 de fevereiro de 2016 10:23, 'Duilio Bruniera'
duilio.bruni...@fastsolutions.com.br [oracle_br] <

  • [oracle... Evandro Giachetto evandrogiache...@gmail.com [oracle_br]
    • Re... Paulo Jr paulobarbosa....@gmail.com [oracle_br]
      • ... Vitor Junior vitorj...@gmail.com [oracle_br]