Cenário:
Oracle 11.2.0.4 AIX 64 bits single instance com ASM.
Surgiu a necessidade, em um determinado cliente, no ambiente de produção,
auditar **TODO COMANDO** DDL e DCL para **TODOS OS USUARIOS**
Ou seja, qualquer que seja o usuário (priv de dba, sys, system etc), mandou um
DDL ou DCL tem que auditar.
Mas auditar o que?

Bem, a priori, deve ser auditado de cara:
USERNAME, OSUSER, SERVER, PROGRAM, MACHINE, COMANDO_EXECUTADO, DATA

Onde:
PROGRAM: NVL(s.module,s.program) program
MACHINE: NVL(s.machine,s.terminal) machine
Onde a maioria das colunas são encontradas na v$session.

Auditar o comando que foi enviado para o database com data e horário.

Alguém teria essa solução já implementada?

Ou algum tutorial que eu possa me basear para implementar no meu ambiente?
Grato :)

  • [oracle_br] Auditor... 'Ednilson Silva' ednilson.si...@jbs.com.br [oracle_br]
    • [oracle_br] Re... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]
    • [oracle_br] Au... Rafael Mendonca raffaell.t...@yahoo.com [oracle_br]