Blz, Marcelo ? Então, que eu saiba não existem no mercado produtos prontos para
vc adquirir para isso - antigamente algumas empresas de software tinham
produtos prontos pra isso , como uma empresa chamada Fastway que desenvolveu um
módulo chamado FONOGRAFO que fazia isso, mas afaik ele foi descontinuado e hoje
em dia não há produto pronto pra vc adquirir, então vc VAI ter que desenvolver
algo, creio... Algumas refs interessantes pra te servir de ponto de partida :

=> http://docslide.com.br/documents/buscabr-fonetica.html registra a pesquisa
de um algoritmo chamado buscabr, e esse algoritmo foi implementado em diversas
linguagens de programação :
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2237/implementando-algoritmo-buscabr.aspx
 tem links para implementação em C# ,
http://extremoconhecimento.blogspot.com.br/2013/02/implementando-algoritmo-buscabr-em-mysql.html
 em linguagem procedural do MySQL, https://github.com/vyper/fonetica-sql tem
uns exemplos em diversos dialetos SQL,
http://comunidade.itlab.com.br/eve/forums/a/tpc/f/273606921/m/5407004553 em
VBA,
http://www.devmedia.com.br/sgbd-oracle-implementacao-de-funcao-para-fonetizacao-em-portugues/6300
 em java ....
 Eu desconheço implementação especificamente em PL/SQL,que é a linguagem
procedural padrão e default no RDBMS Oracle, mas talvez vc possa adaptar um dos
cases indicados...

=> http://www.devmedia.com.br/forum/soundex-em-portugues/274192 tem um exemplo
de adaptação do soundex ao pt-br : não faço idéia da Qualidade do código, mas
veja lá se te serve de algo

  • [oracle... marcelo pereira da silva marcelo...@yahoo.com.br [oracle_br]
    • Re... Emerson dos Santos Gaudêncio emerson.fen...@gmail.com [oracle_br]
    • [o... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]