Cenário:
Oracle 11.2.0.4 Enteprise Edition + grid infraestructure(ASM) standalone server
AIX 64 bits

Senhores, tenho algumas dúvidas em relação aos agendamentos das views
materializadas e gostaria da ajuda de vocês.
Estou em um cliente que possui centenas de  MVs. Para **CADA** MV os
desenvolvedores deste cliente pede para o DBA criar um JOB, um PROGRAM, um
SCHEDULER para executar uma PROCEDURE com o código de REFRESH da MV, ou seja,
todos os refreshes de MV's são feitas por DBMS_SCHEDULER.
Como nunca tive muito convívio com MV's, sei que existe a possibilidade no
próprio cabeçalho da view materializada ser configurado o período de
atualização de acordo com a sua necessidade: Por commit, por demanda, por
agendamento (horario) etc, o TIPO de ATUALIZAÇÃO: FAST, FULL etc.
O que eu quero evitar em minha base de dados é que o CLIENTE perca a mania de
estar sempre precisando criar um JOB/PROGRAM/SCHEDULER/PROCEDURE para o
agendamento do REFRESH da view e comece a ser feito no próprio cabeçalho da
view.
a) Vocês seguem quais padrões para tal?
b) Existe a possibilidade de realizar um REFRESH no modo FAST sendo uma view do
tipo complexa?

c) Vocês concordam com a minha ideia de evitar essa gama de criação de objetos
para uma view ser atualizada?

Fico no aguardo dos comentários.
:)

Responder a