Vou aproveitar que o Chiappa trocou de lado um pouco pra perguntar;

tenho um cliente interno aqui que quer porque quer que eu mude o *dbid* do
banco de dados em banco que vai entrar em produção (ainda vai)

na verdade.. existe um determinado sistema na casa rodando que confere as
informações de licenciamento, uma das variaveis é o dbid. Como a base que
ja foi restaurada, a aplicacao esta sendo movida de um servidor para outro,
ao fazer alguns testes, logo de cara, o programa reclamou disso.

Diante disso, esse cliente, ja procurou até no google passo a passo para
rodar o *nid* e ta quase querendo meter a mão pra fazer.. do tipo "receita
de bolo muito tranquilo, muito facil.."  Kkkkk

Não é algo costumeiro ( pelo menos pra mim )  mas qual o risco inerente e
invisivel a olho nu de se sair trocando o dbid assim de uma hora pra outra
? O cara é insistente, to preocupado dele acessar o servidor na calada da
noite e mudar (tem a senha) e amanhã me ligar pra dizer que deu ruim...  Eu
queria botar um terror mas um terror fundamentado, pra ele não fazer isso,
sem antes tentar ver com a aplicação para atualizar as informações do
licenciamento... do tipo, "troquei de servidor de banco e quero que a app
funcione".

Essa situacao de mudar o id, isso é utilizado quando por exemplo, se
recupera um bak em instância zerada a partir de uma outra, ou recuperar de
um crash..

Eu ja imagino que vou ter problemas por exemplo com backup, o rman nao vai
identificar os backups anteriores, logo de cara

[]s angelo
  • [oracle... angelo angelolis...@gmail.com [oracle_br]
    • [o... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]
          • ... 'Duilio Bruniera' duilio.bruni...@fastsolutions.com.br [oracle_br]