Obrigado novamente,

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 7 de outubro de 2016 11:03
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: RES: [oracle_br] ** Oracle XE 11g ** ORA-12154 - TNS: não foi
possível resolver identificador.

Bom dia !

Vocês está tentando abrir essa conexão em uma maquina na rede ? está usando
algum cliente especifico ou acesso direto ou o erro é no servidor ?

Tenta usar o tnsping ( caso tenha cliente do oracle instalado em uma maquina
)...

E coloca ai o resultado ...