Vamos por partes aí, colega : primeiro, no meu mundo, só existem *** DOIS ***
tipos de backup, o backup HOT (quando o banco NÃO É parado e está em modo
archive) e um backup COLD ** consistente **, normalmente aplicado em bancos
NÂO_ARCHIVE, caso esse em que o banco deve ser parado e portanto eu ****
PRECISO *** ter 100% de certeza que FOI FEITO checkpoint nos datafiles, que o
log buffer ** FOI ** flusheado direitinho pro logfile.... No primeiro caso NÂO
PRECISO usar shutdown de tipo nenhum e no segundo *** NÃO DEVO *** fazer com
ABORT pois o ABORT ** não ** garante checkpoint, flush de log, consistência de
SCN, não garante coisa NENHUMA.... Tá claro ??? Então para backup eu não faço
NUNCA um shutdown abort se puder evitar,OU no máximo (se o IMMEDIATE tá hanged,
algo que ás vezes acontece) aí sim mando como último recurso um abort, depois
em seguida limpo segmentos de memória, área temp e mato eventuais processos
zumbis, e EM SEGUIDA starto o banco para que ele faça a recuperação
eventualmente necessária e só então o SHUTDOWN IMMEDIATE...
 A outra Outra situação não-emergencial aonde vc pode ter que fazer um SHUTDOWN
de banco seria para ações administrativas (por exemplo, algum patch que exija
isso, digamos) , e nessa situação eu TAMBÉM evito usar como padrão o ABORT e se
for obrigado a usar ele eu subo, recupero e baixo normalmente : isso não só
Garantir que o banco esteja íntegro antes do procedimento administrativo
(sempre uma medida de segurança ok - pode me chamar de paranóico mas sou gato
escaldado, não tenho medo de água fria á toa), ** MAS ** tambérm para evitar
possíveis bugs.... Historicamente bugs e/ou situações imprevistas causados por
shutdown abort NÂO SÃO RARAS, e não é só com STANMDBY não : por exemplo,
http://laurentschneider.com/wordpress/2011/07/the-reasons-why-i-always-avoid-to-shutdown-abort.html
 mostra um (pela data deve ser do tempo do 10g ou começo do 11g) mas ** Não É
Único **, nem de longe : googla por ORACLE SHUTDOWN ABORT que vc facilmente
acha um punhadinho mais deles....
 E aí vem o caso : se apareceu UMA vez que seja, o que impede de aparecer outra
? Hmmm, eu é que Não Vou Arriscar meu pescoço querido, não... Moi ?? Nem a pau,
juvenal...