De: <oracle_br@yahoogrupos.com.br> em nome de "jlchia...@yahoo.com.br
[oracle_br]" <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Responder para: "oracle_br@yahoogrupos.com.br" <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Data: terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 15:58
Para: "oracle_br@yahoogrupos.com.br" <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Assunto: Re: [oracle_br] Re: LUKS LINUS em ORACLE RAC

Rodrigo, cfrme
https://docs.oracle.com/cd/E37670_01/E36387/html/ol_encrypt_sec.html no Oracle
Linux 6 (e, óbvio, no RHEL 6 também) há Suporte para esse módulo de
criptografia que é aplicado pelo SO nos disk devices que vc indica - assim, a
colega lá tem os discos ASM dela criados em devices protegidos pelo LUKS, e
quer saber o quanto isso está influenciando negativamente em performance...

Colega, eu não usei isso ainda (até porque Não Faz muito sentido imho vc ativar
criptografia em devices que em tese *** NUNCA *** vão ser desconectados do
Storage - LUKS ao que entendo foi pensado para PENDRIVES!!!) então não tenho
experiência Real, mas ficaria surpreso se for extremo, principalmente porque o
LUKS se aproveita do Advanced Encryption Standard New Instructions , o conjunto
de intruções embutido nas CPUs mais modernas e deve fazer por hardware os
cálculos....

---Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, <rodr...@mufalani.com.br> escreveu:
Boa tarde,

O que eu não entendi é onde a criptografia entra nesse jogo ai. Em geral você
usa um block device, um raw device ou mesmo o ASMlib para dispor os discos para
o ASM. A menos que seu adm de S.O vai criptografar alguma partição no S.O, mas
creio que isso aí não irá interferir no banco de dados.

Atenciosamente,

<http://www.mufalani.com.br/>Rodrigo Mufalani - Diretor Técnico |
rodr...@mufalani.com.br<mailto:rodr...@mufalani.com.br><mailto:rodr...@mufalani.com.br<mailto:rodr...@mufalani.com.br>>
 | +55 21 988 994 817
Mufalani - +55 21 3193 0326 | Rua Alm Grenfall, 405, Bl 3, Sl 310, Centro
Empresarial
Washington Luiz, Duque de Caxias, RJ | CEP 25085-009 |
www.mufalani.com.br<mailto:rodr...@mufalani.com.br<mailto:rodr...@mufalani.com.br>>
<http://www.mufalani.com.br/>[cid:image001.png@01D28158.C1420440]<http://www.mufalani.com.br/>[cid:image002.png@01D28158.C1420440]

De: <oracle_br@yahoogrupos.com.br<mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br>> em nome
de "palomacbarb...@yahoo.com.br<mailto:palomacbarb...@yahoo.com.br>
[oracle_br]" <oracle_br@yahoogrupos.com.br<mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br>>
Responder para:
Data: terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 15:38
Para: "oracle_br@yahoogrupos.com.br<mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br>"
<oracle_br@yahoogrupos.com.br<mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br>>
Assunto: [oracle_br] Re: LUKS LINUS em ORACLE RAC

Rodrigo, meu ambiente já está configurado com ASM em Storage compartilhada em
um datacenter. As dúvidas que tenho é em relação a perda de performance e
complexidade na administração com a criptografia utilizando o LUKS do LINUX.
A idéia é saber se alguém passa ou passou por tal experiência.

Paloma Cristina Barbosa.

  • [oracle_br] LUKS LINU... palomacbarb...@yahoo.com.br [oracle_br]
    • Re: [oracle_br] ... Rodrigo Mufalani rodr...@mufalani.com.br [oracle_br]
      • [oracle_br] ... palomacbarb...@yahoo.com.br [oracle_br]