Olá! Tenho que desenvolver um sistema que envie SMSs e/ou emails após
determinados eventos. Por exemplo: após a autorização de uma nota fiscal, envie
um SMS para fulano; após a digitação de um pedido, envie um email para o
cliente; etc. São vários eventos. Como temos vários sistemas e não tenho acesso
ao código fonte, tenho que fazer isso pelo banco de dados.
    A ideia é que a informação seja enviada para uma fila e um serviço se
encarregará de enviar as mensagens. Não queria criar uma trigger em cada tabela
para verificar se um registro foi incluído, excluído ou atualizado, enviar essa
informação para uma tabela. Gostaria de algo global, algo que monitorasse os
INSERTs, UPDATEs e DELETEs das tabelas que preciso e que enviasse para fila,
para que pudesse ser analisado depois.
    Pesquisando, vi que o Oracle Streams é bem próximo do que preciso, mas não
tenho conhecimento suficiente para concluir que essa é a solução e nem a
empresa que administra o banco de dados da empresa em que trabalho consegue me
responder.

 Obs: Utilizado o Oracle 11g R2 Standard Edition.

Responder a