Seguem as respostas / observações abaixo de cada item

"Só para constar, referente a atualização pré-historica do 9iR2, estamos com um
projeto para fazer um upgrade do EBS e Banco."

==> OK, mas enquanto isso não sai Torno a Recomendar PELO MENOS a aplicação do
último patchset disponível pro release atual, sim sim ??? Como eu disse não são
POUCOS os bugs corrigidos em patchsets posteriores que influenciam DIRETAMENTE
tanto Performance (o que parece ser seu caso) quanto Segurança e Estabilidade...
 Isso é CRÍTICO imho - dificilmente Análises genéricas como a que estamos
fazendo por si só vão frutificar...

"1.       Sim, é feito coleta de estatisticas semanalmente do banco todo."

Tá, mas eu citei coleta de estatística como UM EXEMPLO de atividades
administrativas que implicam em alterações relativamente extensas no Dicionário
de Dados - como eu perguntei, O QUE MAIS vc estava fazendo em termos de
atividades internas/administrativas quando começou a notar lentidão ???
 E em termos de atividades de usuários, teve algo diferente do normal ?

 Uma idéia Adicional seria também tentar o restart do banco num dia/hora que
hajam o mínimo de usuários (digamos, sexta-feira no final do Expediente) e ir
acompanhando a situação desse banco... Se no Sábado/Domingo ainda tá tudo
normal mas na Segunda cfrme os usuários vão voltando a performance vai caindo
mais ou menos isso é uma Indicação que pode ser algo EXTERNO ao banco, talvez...

 Aliás, falando nisso : quando se fala de análise de performance, é VITAL
também que vc tenha um MONITORAMENTO do banco (via StatsPack no caso do 9i, E
SEMPRE com snapshots em intervalos não muito longos, tipo 15m a 30m) E que se
tenha informações do SISTEMA OPERACIONAL (tanto consumo de recursos do
sistema/run queue como stats de uso do hardware, com alguma tool que indique
pids mais consumidores de memória, CPU, I/O, rede e swap area)... Vc TEM ISSO
??? OU tá só chutando aqui e ali ?? De repente é algum SQL mega-horroroso que
entra e consome recursos loucamente, ou má-configuração de kernel/SO...
  Essas coisas NÃO SÃO comuns e rotineiras mas vc Prova ou Desprova hipóteses
do tipo como Monitoração de Banco e de Sistema Operacional : se vc não tem
isso, que tenha...

"2.       Um simples SELECT na DBA_OBJECTS ou até na V$DATABASE (SELECT * FROM
V$DATABASE;), leva-se mais de 5 minutos."

 DBA_OBJECTS até poderia ser algum problema de config (por exemplo, o default
antigamente eram tablespaces DMT, aí as tabelas internas que armazenam
metadados em ambientes ultra-dinâmicos fragmentavam, ficavam com
buracos/whitespace, etc) , mas a V$DATABASE é uma objeto super-simples E que
além disso lê quase que exclusivamente informação das tabelas internas em
memória : demorar mais que 5 minutos é TOTALMENTE INACEITÁVEL, vc tem problemas
Sérios aí.... INCLUSIVE, até por isso eu Tenho que insistir na possibilidade de
BUG - acho Extremamente Difícil pensar num cenário em que haja tantos SQLs
ruins e/ou tanto consumo de recursos que uma coisa tão simples como um SELECT
na V$DATABASE seja afetado, acho muito mais provável pelo que vc diz umbug
interno, no auto-gerenciamento do RDBMS em si....

 RECOMENDAÇÂO : absolutamente DEMOROU pra vc fazer um trace 10046 ** completo
** de uma sessão que faça um SELECT na V$DATABASE e desconecte - faça isso e
veja exatamente PELO QUE o select teve que esperar E por quanto tempo o fez...