Eu gosto sempre de utilizar Dataguard para reduzir o downtime em migrações
de servidores.

Faço o setup do dataguard alguns dias antes da migração de fato. Confirmo
que está fazendo o replicate corretamente e que está 100% sincronizado, sem
gaps.

No dia da migração, simplesmente paro o banco origem e torno o banco
destino ativo. O tempo de downtime é mínimo, apenas alguns minutos
(dependendo da quantidade de archives a serem aplicados).

*Consulte as opções de licença para este modelo. Dataguard exige licença em
algumas modalidades de uso.

Evandro Giachetto
Oracle DBA
evandrogiache...@gmail.com