boa tarde senhores,

Não sei se vocês já viram algo assim:

De ter um aplicativo acessando o Oracle, mas esse aplicativo é um serviço
do Windows e roda queries a partir deste.

Tenho um "cliente interno" que está pegando um problema com erro com
formato de data quando as queries são executadas. Principalmente quando a
execução começa depois de um reboot.
A minha desconfiança é de que o problema esteja ocorrendo porque o SO está
em inglês e eles não colocaram nada de configuração de variável de ambiente
do lado cliente na maquina.

No caso deles, acho que no registry do windows seria o mais indicado do que
setar no windows as configurações de variável de ambiente. O que acha disso
?

Já que o serviço do windows não depende de fazer logon.  Inicia primeiro
até que o proprio SO dependendo do que for.  Não tá nem o NLS_LANG
configurado.

Eles me mostraram o ambiente, como o servidor estava configurado. Não
encontrei nem entradas no Registry do windows das chaves das configurações
de ambiente, e também não fizeram nenhuma variável de ambiente. As
configurações de cliente tipo tnsnames.ora estão corretas.

É um Oracle 11gR2 x64 linux o servidor (11.2.0.4)

O cliente é um Win2016 com o aplicativo serviço registrado e rodando.

Pensei em sugerir que eles criem as chaves no regedit diretamente seguindo
a recomendação do https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/win.112/e10845/
registry.htm#NTQRF180
pois se a maquina sofrer um reboot, o aplicativo teoricamente entraria e o
client Oracle pegaria as configurações de ambiente corretas.  Mas antes
resolvi compartilhar com vocês pra ver se alguém já tinha visto algo assim

[]s angelo

Responder a