Blz, "mistério" esclarecido.... Inclusive, pra mim há uma IMPEDÂNCIA grande
quando se fala em "fazer uma atualização do banco de homologação" e na mesma
frase se fala que "acredito ter sido usado EXP e IMP" : não sei se quem fez
isso tava ciente, mas utilitários de export+import são programados para fazer
CREATEs e INSERTs, ie, criar do zero as coisas, e quando se fala em ATUALIZAR
banco de homologação entendo que Já EXISTEM coisas a serem atualizadas, tái a
Impedância, taí o conflito de utilização...
 E sim, o DBA tá certo, se a idéia é ter um "clone" de produção é refazer do
zero, sim.... Porém, que fique registrado que pra refazer do zero, pode ser com
o restore de um backup, sim, MAS também facilmente poderia ser a partir de um
comando DUPLICATE (até um DUPLICATE FROM ACTIVE DATABASE, talvez), OU MESMO
(como mencionei) poderiam ter simplesmente usados os PARÂMETROS DO EXPORT que
eliminam/pulam objetos já pré-existentes, como o IGNORE no exp tradicional ou o
TABLE_EXISTS_ACTION no expdp/datampump...