Gustavo P. wrote:

>Agora, com relação à estática, fiquei com uma pulga atrás da orelha...
>Se fosse estática, talvez ficaria explicado por que o efeito fantasma é
>intermitente (vai e volta), e também talvez explicaria por que o problema
>algumas vezes aparece após o Zire 71 ser colocado na base (receberia
>estática do PC).
>Engenheiros elétricos e eletrônicos de plantão, manifestem-se... falei
>bobagem? Nada ver? Ou será que pode ser?

    Bom, não sei o que é o tal do efeito fantasma, mas faz sentido que
tenha algo a ver com estática sim, os casos que tu cita fazem sentido.
Neste caso, usuários de cidades bem secas devem ter problemas maiores,
já que a própria umidade do ar ajuda a descarregar a estática. Nós aqui
do sul não deveríamos ter muitos problemas com isso, já que normalmente
é bem úmido aqui. Se for isso, o jeito seria tentar descarregar o Palm
quando ele estiver dando esses efeitos malucos. Por exemplo, localizando
o GND do conector e ligando ele a algum objeto que esteja aterrado.