Paulo, abaixo coloquei as respostas (junto com suas
perguntas), no sentido de você ter um inicio, mas é
interressante procurar alguns sites, como palmsource,
pode se cadastrar e baixar gratuitamente os
simuladores...

--- paulofernandesfilho <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu:

> Olá Galera
>
> Sou programador em Visual FoxPro, e estou
> interessado em criar um
> mini sistema para o palm, com objetivo de enviar
> saldos de clientes,
> tabela de preços, se possível também imagens, etc.
>
> Pergunto:
>
> 1) Existe um banco de dados simples e de fácil
> manipulação para eu
> começar a brincar?
Resposta: os dados no palm são gravados em pdb. para
você poder ter uma ideia, baixe no site do source
forge, o aplicativo pilot-db, ele é um pequeno banco
de dados, do stilo dbplus, bem simples, mas
funcional...

Ao criar as aplicações, você pode criar as estruturas
dos pdb´s, e fazer as manipulações das informações.
Dependendo da linguagem, o acesso dos dados pode ser
seqüêncial, como se programa-va antigamente nos GBasic
da vida.

> 2) Como posso relacionar uma linha a uma imagem e
> vice versa, ou
> seja, transferir o produto e a foto para o palm e o
> usuário poder ver
> a imagem na tela...

Resposta: A transferencia de informações, é feita por
um programa que se interrage com o hotsync, ele pega
os dados do palm, passa par ao PC, e vice versa.

No proprio site  do Source Forge, eu encontrei alguns
fontes, ja prontos, que utilizei no meu sistema. Eu
utilizo no caso Delphi e Pocket Studio para programar
para PALM.

No caso de fotos, é possível, so apenas um pouco mais
complicado, pois se trata de imagem

> 3) Qual a linguagem que devo usar? Java? Outras?

Resposta:
Existe várias, JAVA, que pode ser baixada a IDE para
programar, não esqueça de baixar o ME do site da SUN.

Tem o Pocket Studio, que é Object Pascal, com uma IDE
semelhante ao do DELPHI.

Tem BASIC, C.

No site da PalmSource, você pdoe encontrar as
linguagem que podem ser usadas.

> 4) Como faço para criar uma rotina de atualização
> pelo próprio
> hotsync?

Resposta:
Programa escrito no PC, que é um tipo de plugin do
HotSync

> 5) Gostaria de poder inserir novos dados no palm e
> depois esses serem
> transferidos pelo hotsync para o micro, isso é
> simples de se fazer?

Resposta:
É possível. Dependendo do que você quer, pode ser
simples, ou não, depende da regra de negócio. Tipo ao
incluir um cliente, e fazer o hotsync, deve inclui-lo
numa base de dados, onde os dados devem ser validados,
verificado se o mesmo possui pendencias financeiras,
para fazer a aprovação do seu pedido, e ao incluir o
pedido deve......

http://br.acesso.yahoo.com