Vou tentar responder a resposta de todos nesse email.

Marcelo, as centrais da ford são as mais chatas de se acessar. É muito
difícil achar informações sobre o protocolo. Não confirmei a informação, mas
me foi passado que utiliza OBD-II, porém nao tive acesso aos codigos, que
são diferentes dos audi/vw/seat, assim como são diferente dos fiat e dos gm.
Teria que achar alguma documentação sobre o protocolo usado pra se trabalhar
em algo.

Fernando, os renaults utilizam obd-ii, talvez o obd gauge funcione no
renault.

Leandro Leao, se for utilizar odb-ii ou aldl, não é nescessário conversor ad
nem puxar fio de lugar nenhum. Esse canal de comunicações disponibiza todos
os dados que voce poderia pegar do carro. Mas caso vc queira fazer um
conversor ad pra serial, tem chips prontos como o ad031, ou se precisar
podemos programar um pic com quantas entradas analogicas forem preciso e
saida serial.

Clovisccc, esses softwares são para obd-ii. Estou querendo fazer algo para
aldl 8192bps, que é o protocolo dos corsas atigos.

Jema, estou me cadastrando lá.

Rodrigo - Sint, prefiro o palm pois deixar um notebool ligado no carro o
tempo todo não é viavel... o palm pode deixar lá, esquecer, não ocupa lugar,
e pra essa aplicacao ele dá conta. Qual a dificuldade de se fazer um soft
que receba os dados pela serial e mostre no palm? tem alguns programas pra
obd-ii que podem ser usados de base, como os citados pelo clovisccc
(Dyno-Scan, OBD Gauge, entre outros). Outra duvida, tenho um palm iiix3 que
comprei só por ter serial e tenho um zire com usb. Meu hardware está
mandando para a serial, mas tenho como estudar como fazer um que envie para
a usb. No windows esse dispositivo usb é reconhecido como uma porta com, e
aí o tratamento não se altera, mas e no palm? é facil receber dados pela
usb?

A grande maioria dos veículos utilizam OBD-II. A linha corsa antiga, astra
belga entre outros usam o protocolo ALDL, que é um OBD da família I.
Portanto uma interface que le o OBD-II não le ALDL e vice versa.
Programas, esquemas e interfaces para OBD-II se encontra de monte no google,
mas o ALDL do corsa já cansei de procurar e até hoje não achei nenhuma que
funcionasse. Já testei várias para o pc mas nao consegui conectar. Por isso
resolvi construir eu mesmo uma interface.
O protocolo ALDL foi "desvendado" por um colega, Jefferson Koppe, que
disponibilizou um documento com as caracteristicas fisicas da transmissao e
codigos. O documento está disponível para download no site do Xpeedclub.
http://www.xpeedclub.com.br/site/pub/xtechlib/gm.delco.diag/delcodiag.doc
A partir desse documento eu programei um microcontrolador para acordar a
central e negociar a transmissão. Recebo tudo nesse microcontrolador, mas
ele é muito limitado. Estou trabalhando com 1k de memória de programa,
portanto o maximo que consigo fazer é a conexao, receber as informacoes e
repassar para outro local, no caso o pc ou palm. Posso mandar da maneira que
for para a serial, pois faco o recebimento e interpretacao dos dados e só
depois eu mando para outro dispositivo. Essa interface utiliza um pic que
custa 8 reais, e para montar ela incluindo os outros componentes
nescessários custaria na faixa de 15 reais. O codigo do pic eu disponibizo e
posso gravar para quem não tiver acesso a um gravador e não queira montar um
que custa menos de 5 reais.

Se alguem tiver acesso ao protocolo OBD-II podemos tambem trabalhar em cima
de uma versão que atenda os 2 protocolos, ou fazer os 2 independentemente.
Tenho em minha mesa uma injecao eletronica completa de corsa, montada e
funcionando, que montei só para esse desenvolvimento, então fica facil de
testar qualquer coisa.

No momento estou fazendo testes de estabilidade da conexao, e tratamento de
erros internos (detectar se desconectou, quantas vezes vai solicitar os
dados antes de identificar que desconectou, timeout, esses detalhes.

Meu msn é [EMAIL PROTECTED]
quem tiver duvidas ou quiser discutir mais fique a vontade.

abraco
Luis Fernando