Leandro, muito obrigado pela resposta. O fato é que existem perguntas que o
Google não responde. Uma pergunta muito específica como a que eu fiz (e acho
que a sua do virtua também) fica mais fácil de ser respondida por experiência
dos usuários. E é pra isso que um grupo de discussão serve.

Acho que já comentei que participo de um grupo sobre Xadrez. Nesse grupo
circula um número impressionante de mensagens diárias, que pode chegar a cem
mensagens por dia durante a semana (!!!). E corre tudo na "santa paz". Eu sou
um dos moderadores, e nós não deixamos as coisas azedarem. Mas de um modo geral
as pessoas lá são solícitas, e todos querem se ajudar e se divertir.

Acredito que deveria haver uma regra em certos grupos: é proibido responder a
uma pergunta apenas dizendo para procurar no Google. Se achou a pergunta
"folgada", remeta uma reclamação aos moderadores, no máximo. Ou não faça nada.
Para uma pergunta realmente folgada, nada melhor do que o silêncio como
resposta. Mas se alguém se der ao trabalho de responder a uma pergunta, seja
ela folgada ou não, que problema tem? Os outros não tem nada com isso.
Particularmente, eu considero bem pequeno o número de mensagens deste grupo
para que possa haver reclamações sobre excesso de mensagens. Eu quase só leio o
assunto. Se vejo que á algo que não me diz respeito (por exemplo, nunca vi um
Treo na vida, se é sobre isso já sei que não posso ajudar em nada mesmo),
deleto instantaneamente. O resultado é que, com relação às mensagens deste
grupo que não me interessam, eu devo perder alguns segundos por dia, somente.

Sobre seu grupo do virtua, saia dele e procure um melhor. Se não existir, crie
um mais amistoso, com regras saudáveis, e convide as pessoas para entrar.

Abraço!

Paulo Santoro