Desculpem se mandei a mesma mensagem duas vezes, meu Outlook está com
problemas!

Fiquei extremamente empolgado ao ver e testar com sucesso o programa
ARTICULATION para palmOS. Esse programa é capaz de comunicar com
diversas redes voip através do palm e uma conexão com a internet. Sei
que esse programa não é novo, mas é a primeira vez que consigo
encontrar uma rede voip cujos paramentos de configuração e codecs de
áudio são compatíveis com o Articulation. Espalhei a idéia para
diversos amigos de trabalho e já consegui fazer diversas ligações
entre palm e palm nas proximidades de uma rede WiFi. Nessa rede voip,
ao se cadastrar, diferentemente de outras redes, você recebe um
número de 6 dígitos que será o seu contato e assim, compatível com as
chamadas "telefônicas" do Articulation.

Mais do que falar bem do programa e expressar minha empolgação com o
sistema voip no palm, venho divulgar a idéia para criarmos nessa
lista uma rede de contato gratuita, que quem sabe em um futuro
próximo, com a modernização dos PDAs e das redes WiFi, possa
revolucionar a telecomunicação móvel, principalmente no que se diz
respeito a preço. Acredito que esse sistema é o futuro dos celulares!

Chega de mais filosofias e vamos para a configuração do voip no palm.

Primeiramente gostaria de dizer que utilizei um palm T|X com
microfone externo, comprado no Mercado Livre e uma rede WiFi. Já
testei também através de Bluetooth ligado ao meu PC com sucesso, alem
de outros modelos de palm como o Treo 680, o Zire 72S e o E2,
lembrando que esse último somente com conexão Bluetooth e microfone
externo.

        O programa é o ARTICULATION e pode ser baixado no site do
fabricante ou em outros sites de programas para Palm. Link:
http://www.hamptonsoftware.co.uk/articulation/
        Feito a instalação no PDA, você deve ir no site da rede voip
FWD – Free World Dialup - e fazer o cadastro. Link:
http://account2.freeworlddialup.com/index.php?
section_id=94&PHPSESSID=c30dea652e6b82040e87963b321a9bce . Após o
cadastro você receberá um e-mail com o seu número da rede FWD e senha.
        O próximo passo é configurar os parâmetros de rede. Mas antes
você deve estar conectado através de um ponto WiFi ou Bluetooth à
internet.
        Vá em Options e em seguida NAT...
        Selecione a opção Force (somente para a versão mais nova
1.5.X). Lembrando que na versão 1.4, a que eu utilizo, não irá
aparecer essa opção.
        Em IP Addr acrescente um uma seqüência dentro do intervalo do
seu roteador, no meu caso foi 192.168.2.XXX (XXX=100 a 199). Depende
do roteador.
        Em SIP Port digite 5060
        Em RTP Port digite 5082
        Obs: alguns roteadores podem bloquear algumas dessas portas,
sugiro configurarem e liberarem o intervalo 5000-5082 UDP.
        Vá novamente em Options e em seguida em Phone Settings...
        Em Speaker Volume coloque o cursor na posição de agrado.
        Em Microphone Volume coloque em uma posição baixa já que o
microfone é bastante sensível e produz grandes ruídos.
        Selecione ambos os Codes: GSM e G.711. Se você tem uma
conexão lenta selecione somente GSM.
        Vá novamente em Options e finalmente em Account Settings...
Preencha conforme descrito a seguir:
        Name: FWD
        Server: fwdnat.pulver.com: 5082
        Domain: fwd.pulver.com
        Display: "seu nome"
        User: "seu número recebido por e-mail"
        Passwd: "sua senha referente ao cadastro"
        Sign in: selecionado
        Pronto. Ao clicar em OK o programa automaticamente irá
conectar-se à rede FWD. As indicações de conectado são duas bolinhas
verdes no canto superior direito da tela.

Espero que consigam conectar com sucesso...
Fica aí a sugestão de postarmos uma lista, um catálogo do número de
nossos usuários...

Qualquer duvida, meu número é 86 20 28

Um grande abraço a todos,
Rafael Freitas ([EMAIL PROTECTED])