Antes que comece, preciso dizer que eu seria um dos mais felizes usuários
se pudesse voltar a usar um PALM OS atualizado. Isso não é um libelo
anti-palm, ok?

Ah, esqueci de dizer que passei pelo Blackberry e o velho windows phone
também, o novo ainda não testei.

Minha ordem de preferência dos OS que usei:

Android - tem a flexibilidade do PALM para mexer e personalizar, além do
viés "grátis" de muitos apps (os programas), vale a pena se o aparelho for
bom, esses baratinhos que são android, mas bem limitado só dão raiva.

IOS - tem a fluidez e ambiente do PALM (também pudera, se inspirou nele!),
é travado para personalização e um viés mais comercial na compra nos
programas.

Blackberry - é totalmente diferente do PALM, muito seguro contra virus e
invasões, poucos apps, bom de usar, mas está em baixa no mercado agora.

Windows phone (antigo) e simbyam não acho que valha a pena hoje em dia.

Não tenho como falar do novo windows phone 8 porque não testei ainda.

Vamos lá:

1. Calendário (agenda de compromissos)
OK para IOS e Android (migre/sincronize pro outlook, depois configure o
novo OS para baixar de lá)

2. Agenda de contatos.
OK para IOS e Android (migre/sincronize pro outlook, depois configure o
novo OS para baixar de lá)

3. Memo
Existe nos dois O.S., só não sei se você consegue migrar direto, tem alguns
app de notas que sincronizam com as notas do outlook (sim o outlook será
seu melhor aliado nessa transição), vale fazer um back up das notas no word
(copia/cola do palmdesktop) e depois transferir tudo pro novo programa de
notas no OS que você escolher.

4. Tarefas
Mesmo comentário do Memo.

5. Call rec
Tenho no Android, já ouvi que tem no IOS mas nunca usei, o iPhone é meu
telefone secundário.

6. Docs to go
Tem pra todas as plataformas, precisa fazer o backup de seus arquivos de
alguma maneira, pelo palmdesktop ou pelo programa do docs to go para PC
(tem né?) ou - melhor ainda, nas nuvens que já desce direto pro novo
aparelho.

7. Sincronização de todos os dados com laptop
Tem para as duas plataformas (com o outlook, principalmente), mas como
disse o Luciano, hoje o negócio é cloud computing, tudo sicronizado nas
nuvens, OTA (Over The Air), é bater a foto e postar no Face direto, não
precisa esperar chegar em casa, sncronizar com o pc e depois postar.

Quando passei do HTC G2 (android) para o Note 1 (também android), precisei
apenas incluir minha conta do gmail e ele baixou tudo pro novo aparelho,
até as configurações dos wi-fi que uso com senha e tudo, depois de
sincronizado, estava pronto para eu continuar a usar de onde parei o outro,
como num passe de mágica.

Quando se migra de um iPhone para outro iPhone mais novo ele também faz
isso.

Aqui vale um comentário, no que tange às atualizações "on the go", o
android vai atualizando tudo, compromissos(por exemplo) enquanto está no
seu bolso, o iPhone não. Esse último atualiza apenas o e-mail (push), os
outros aplicativos só atualizam quando você abrir ele no iPhone,
compromisso por exemplo.

Ou seja: se sua secretária marcou um novo compromisso na sua agenda
enquanto você estava fora e até a hora desse compromisso você não abrir o
app de agenda no iPhone ele não vai ter esse compromisso atualizado porque
só quando você abre o app é que ele vai checar as novidades, o android
recebe de imediato (ou conforme configuração) e mesmo que você não tenha
tocado nele vai te avisar (se estiver configurado para isso).

Por segurança, eu tenho tudo sincronizado com o outlook, agenda,
compromissos, e-mails, etc. mas acesso muito mais pela web que pelo
outlook, incluiu um compromisso no calendário do gmail/outlook ele aparece
no gadget logo em seguida, está numa reunião e já marcou outra, inclui no
calendário do gadget mesmo e já manda para todos que vão participar, que
quando chegar no escritório já está no seu calendário de compromissos do
pc/laptop, tudo depende de como você configura a sincronização.

Outra coisa: se for muito maníaco pela canetinha (stylus) vá para a linha
Note (Samsung Galaxy Note) que tem a canetinha e um monte de
funcionalildades com ela, tem o Note 1 e o Note 2, além de ser um baita
aparelho, tem a preços bem interessantes usado (só compro usados, novo acho
muito caro pro meu bico), hoje mesmo apareceu um Note 1 pra vender a 900
reais.

Eu tenho um Note 1, mas confesso que depois das primeiras "ondas" com a
canetinha deixei de usá-la.
Tenho também um iPhone 3GS como segundo aparelho.

Abraços

Abraços
*Bráulio Mecchi*
Recife - PE
Mobile : 81 8841 4509
Skype : bmecchi
E-mail : bmec...@gmail.com

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com a preservação do meio
ambiente.