Abismo:

As modernas máquinas executando Android possuem recursos tão sofisticados que,
se comprarmos com os Palm OS, vai parecer uma "agendinha".  Lembre-se que o
Palm OS parou no tempo e depois disso muitas tecnologias emergiram.  Depois do
fim do Palmo OS algumas redes sociais nasceram e cresceram em proporção
planetária.  Um sistema operacional que esteja integrado com essas mudanças de
paradigma, diria até social, é fundamental.  Eu falei anteriormente em cloud
computing, tecnologia que também emergiu após o fim do Palm OS e que simplifica
tanto nossa vida que eu, particularmente, não consigo me imaginar trabalhando
sem isso.

Hoje armazenamos nossas informações em Skydrive, Google Drive, Dropbox,
Evernote e demais serviços que sincronizam conteúdo com servidores externos.
Imagina você salvar um documento no seu computador e, ao abrir seu dispositivo
móvel, lá está o dito cujo!  Ou seja, o conceito da sincronia muito além do PIM
e em tempo real, sem precisar chegar em casa, conectar cabos, etc.  A migração
para um smartphone baseado em Android, Windows Phone ou iOS é um caminho sem
volta, é difícil até começar a listar aqui as vantagens.

Aplicativos dos bancos que utilizam a câmera para fazer leitura de códigos de
barras, chega de ficar digitando aqueles 44 números na hora de pagar uma conta,
cias. aéreas, hotéis, utilitários de sistema...  É realmente muita coisa.

Agora, quer abismo mesmo?  Coisa de louco?!!!  É esse tal de Google Mapas.  Meu
amigo, isso é um divisor de águas absurdo.  Um programa de mapas que une
cartografia com a base de dados absurda do Google.  Esquece aquele GPS que fica
agarrado no vidro do carro.  Abre o Google Mapas e pesquisa por "McDonald's".
Ele vai mostrar no mapa onde estão todos os McDonald's dentro da área exibida,
se você clicar em uma tachinha ele te mostra dados como: foto, telefone, e-mail
e reviews das pessoas que lá estiveram e ainda habilita três botões: navegar,
direções e telefonar.  Clique em "telefonar" e vá colocando o dispositivo no
rosto pois a ligação será iniciada, clique em navegar e ele abrirá um programa
igual a um GPS de carro mostrando e falando rua-a-rua, "direções" lhe dará
opções de fazer a rota de carro, bicicleta, a pé ou transporte público.  Nessa
última opção ele chega a lhe dizer onde fará as baldeações e os preços e
horários previstos.  Ainda no assunto mapas, ele mostra no mapa onde estão seus
amigos (que autorizarem), mostra condições de trânsito, enfim, super must-have,
super companheiro de viagem.  Vá para qualquer lugar do mundo, sem medo.

Acho essa questão do Google Maps tão importante que faço questão de ilustrar
com uma história real.  Certa vez saí com a esposa do shopping Sawgrass, na
Flórida.  Ela disse que queria jantar no Applebee's.  Fiz a pesquisa no Maps e
descobri que havia um no próprio estacionamento do shopping e mais alguns não
muito distantes.  Perguntei ao recepcionista se havia wi-fi na casa pois
precisava atualizar algumas coisas enquanto aguardava o jantar, ele disse que
não havia e foi categórico "é norma da casa que não haja wi-fi em nenhum
restaurante pois a pessoa deve vir aqui para comer e não para usar Internet".
Imediatamente virei para a esposa e disse "Serve Denny's?", ela disse que sim,
fiz a pesquisa no maps, mostrou alguns na região, cliquei na tachinha e dei o
comando de telefonar, o atendente do Denny's disse que lá tinha wi-fi.  Um
abraço!  Tudo feito em questão de segundos.

Para quem pensa que vai sentir falta do alfabeto Grafity, digo uma coisa,
utiliza Swype por meia hora e você vai descobrir o que é um método de entrada
de dados realmente "porreta"! :-)

Enfim, poderia ficar falando mais horas e horas sobre o abismo, mas acho que já
deu para notar que ele existe!  Se tiver alguma dúvida específica, pergunte.

Abraços,

Luciano de Almeida Reis
http://www.lucianoreis.com
luci...@larsoft.com.br