Tiago José Adami wrote:

> Até hoje, eu nunca havia testado as diferenças entre Latin1 e UTF8. Até
> mesmo na empresa onde trabalho, adotamos o padrão Latin1 para os bancos de
> dados do PostgreSQL. O UTF8 nunca foi utilizado porque em alguns fóruns li
> informação de que "utilizar UTF8 degrada a performance e aumenta o tamanho
> do banco de dados consideravelmente".
>
> Entretanto, tirei um tempo para pôr em prova estas informações que sempre
> passaram batido. Fiz um teste com um pequeno banco de dados repleto de
> campos VARCHAR e TEXT, criando um dump e restaurando-o em um banco criado
> [...]

O UTF-8 utiliza de 1 a 4 bytes para representar cada caracter.
Dependendo dos caracteres utilizados nos campos dde seu bd o aumento do
espaço ocupado pode ser maior ou menor.

Em minha opinião você não deve utilizar o UTF-8 se efetivamente não for
necessitar dos caracteres não representáveis nos encodings mono-bytes, como
os LATIN-x. (Veja que é uma opinião diferente da do Leandro)

A função to_ascii(), que remove acentos dos caracteres acentuados, só
funciona nas codificações LATIN1, LATIN2, LATIN9 e WIN1250. Não sei se
existem outras particularidades.

[]s
Osvaldo