Leandro Guimaraes Faria Corcete DUTRA wrote:

>       Vocês sabem que eu não gosto de ferramentas de diagramação, muito menos
> das que dizem que fazem modelagem.

Eu também não, mas ...

>       Estive investigando as ferramentas que suportam o PostgreSQL, conforme
> a famosa página http://postgresql.org.br./Ferramentas_para_o_PostgreSQL,
> para a qual também dei uma pequena contribuição.  Mas queria jogar umas
> idéias aqui, e ver o que vocês acham.

É bom que os inscritos dessa lista, saibam que podem contribuir para
enriquecer o nosso sítio (aka Wiki).

>       Resumindo: há um campo enorme nessa área.  Se alguém quiser pegar um
> projeto livre, como o MySQL Workbench ou o Druid, e desenvolver, será
> muito agradecido, desde que consiga deixar a diagramação de lado — deixe
> isso para AutoDoc ou SQL Fairy e concentre-se em dicionário de dados e
> relatórios.

Estou trabalhando no Google Summer of Code justamente numa ferramenta
para diagramação que será integrada ao PGAdmin [1] [2]. Num primeiro
momento ele contemplará somente o desenho do modelo e a carga do mesmo.
Num segundo momento (depois do GSoC) devo continuar trabalhando para
implementar a engenharia reversa, ou seja, a partir da base de dados a
ferramenta gera o modelo.
Quando tiver algo pronto (meados de Julho), eu posto aqui na lista para
que o pessoal possa ajudar a testar.
Infelizmente ainda não pensei a respeito de como lidar com domínios. Mas
vou colocar isso no meu TODO.

>       Aliás, AutoDoc e SQL Fairy também precisam de colaboradores.  O SQL
> Fairy não lida com muita sintaxe válida, como esquemas e comentários,
> por exemplo.  O AutoDoc é bastante difícil de usar.

Uma sugestão minha seria outra ferramenta integrada ao PGAdmin (PGAdmin
Studio?) para fazer justamente isso mais "fácil" (apontar e clicar).

>       Uma decepção de nota: as ferramentas UML (Argos, Telelogic System
> Architect &c) não parecem dar conta do recado, por não suportarem
> dicionários de dados.  Uma decepção para uma linguagem de modelagem que
> se queria universal.

Particularmente não gosto de utilizar ferramentas UML, pois, às vezes,
sinto falta de informações específicas (notação, tipos definidos pelo
usuário, domínios, gatilhos?, funções?) a modelo de dados.

[1] http://timbira.com/soc2007/
[2] http://code.google.com/soc/postgres/about.html

--
  Euler Taveira de Oliveira