Na verdade dbExpress é um componente de conexão do Delphi e simplesmente
conecta o componente(Query,ClienteDataSet, etc.) que vai efetuar a
operação(insert, delete,update)
O que me parece é que o resultado do select para o campo timestamp
pode ter alguma diferença quando feito na versão 7.4 em relação a 8.1.
Sabe se existe alguma configuração  no PostgreSQL que define o formato
da hora de um campos timestamp para saida ?

Marcos.