From: "Marco A P D´Andrade" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Sent: Thursday, August 16, 2007 5:50 PM
Subject: Re: [pgbr-geral] Travamento de Banco e Vacuum

Senhores,

Algo que me chamou a atenção, na questão do Rodrigo é a configuração de
maintenance_work_mem [1].

Considerando-se 2G de memoria, aumentar isto me parece uma boa opção !

Sobre tunning de memoria:

Quando ao shared_buffers, lembro que existem algums valores "magicos"
que devidamente ajustados fazem o banco melhorar muito de performance, e
claro, devem ser ajustados no SO antes, alguem recorda se esta é uma das
variaveis ?

Sobre AUTOVACUUM:

Por outro lado, se não me falha a memoria, se vc habilita o autovacuum,
vc não precisa e não deve, rodar o vacuum manualmente, pois vale a
ressalva de que um vacuum sem analyze não me pareceu ter o melhor resultado.

Sobre vacuum frequente:

    Vinicios,

    Vale a ressalva de que o vacuum tem por objetivo recuperar areas de
banco liberadas, não traz beneficio para inserções !
    Talvez o que vc queira é um analyze, para melhorar estatísticas de
índice...

    Estou retornando às origens, e à administração de banco de dados, e
terei logo de cara uma plataforma no nivel que vc tem... (volume e
hardware)... minha primeira preocupação é distribuição de tabelas em
discos distintos, quando possível (vc citou "discoS" scsi). Outro ponto
a trabalhar, antes de vacuum ou analyze são indices...

[1] http://www.postgresql.org/docs/8.0/static/runtime-config.html

Espero ter contribuido, pois estou "retornando" ;)

Sds,
Marco Antonio

Vinicius wrote:
> Aproveitando o assunto tenho o mesmo problema,, mas depois d algumas horas
> vacuum full termina, tem dias q demora 40min. outros 4hrs, passo um vacuum
> nao full 2x ao dia e um vacuum full as 3hrs da madrugada.
> Pergunta:
> Se eu ligar o auto vacuum eu nao preciso mais passar o vacuum full ?
>
> Vou passar os dados do meu server e base
>
> Servidor com 2 cpus Xeon 3.0 / 16gb Ram / HD's SCSI
> Base com 70GB
> 2 Tabelas sao bem críticas uma tem 30milhoes d registros outra 25milhoes
> [...]

Marco Antonio P D'Andrade
Gerência Técnica de Segurança de Suporte Servidores IP - ELN120024
Embratel - Rio de Janeiro - RIT 521-4898