Lindolfo, em primeiro lugar bem-vindo.

Em segundo lugar, antes de responder, procure seguir a netiqueta, RFC
1855… especificamente, não escreva reaproveitando mensagens
anteriores, porque isso bagunça a linha de de assunto (Re: no começo),
engorda a mensagem (texto original no final) e confunde os
agrupamentos de mensagens realizados pelos agentes de usuário
(clientes) de correio eletrônico.

Aliás, agora vi que você respondeu uma mensagem relevante, na verdade…
me confundi, por ser uma mensagem antiga.  Nesses casos é bom explicar
o que você fez, como 'Retomando um assunto antigo'; e tem de citar
somente o texto relevante à resposta, respondendo após os trechos
citados.

Agora, vamos ao que interessa.

2007/12/8, Lorn <[EMAIL PROTECTED]>:
> Oi pessoal, eu conheci a ideia no pgcon 2007 e gostaria de saber se alguem
> fez algum tipo de rascunho dessa "linguagem" para especificar o SQL ?

Bom, sim.  Mas há alguns detalhes.

Primeiro, há várias possibilidades de linguagem.  Em dois campos: o
completa e indubitavelmente relacional, que vamos chamar de D ―
explicações a seguir.  E o polêmico, que seria o ISO SQL:2003 ― que
não é relacional, e há controvérsias sérias sobre se presta.

D na verdade é o nome que se dá a uma classe de linguagens onde
qualquer D é relacional ― não confundir com a linguagem de programação
de sistemas D, que é um sucessor do C.

Exemplos de D como classe de linguagens relacionais seriam o Tutorial
D, uma linguagem criada para fins didáticos pelo Date e o Darwen no
estilo do COBOL, e o D4, especialmente na primeira versão.  Existem
alguns Ds listados em http://www.thethirdmanifesto.com/ e
http://dmoz.org/Computers/Software/Databases/Relational/Implementations/,
vale a pena estudar o assunto.  Existe inclusive uma gramática BNF do
Tutorial D listada no The Third Manifesto (o sítio).

--
+55 (11) 5685 2219               xmpp:[EMAIL PROTECTED]
+55 (11) 9406 7191          Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra