On Dec 17, 2007 7:30 AM, Sergio Medeiros Santi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Depois de colocar em prática muitas das sugestões recebidas (senão todas)
> sem nenhum resultado aparente resolvi fazer um backup na 8.1.9, desinstalar
> o 8.1.9, instalar o 8.2.5 e restaurar o backup realizado. O resultado foi
> praticamente o mesmo, ou seja, de um total de 13:40, 9:40 foram consumidos
> pela aplicação da constraint nefasta. Também desta vez o consumo de cpu
> ficou abaixo de 10%, tipicamente 4%.

Nao li o resto da thread, mas que tipo de arranjo de discos voce tem
nesse cenario?

>  Minha idéia agora é enviar este problema para os mantenedores do PG. Neste
> sentido eu preciso de vocês a indicação de para onde enviar este problema e
> se é preciso me cadastrar em alguma nova lista.

Seria bom enviares para pgsql-performance.

>  Hardware: Dell Power Edge 1900, Dual Xeon 3.2, Ram 4Gb, Disco 160Gb SAS
>
>  PostgreSQL: 8.2.5 em Server W2K3 SP2
>
>  Principais parâmetros do postgresql.conf:
>  - max_connections      =  100
>  - enable = bitmapscan-On, hashagg-On, hashjoin-On, indexscan-On,
> mergejoin-On, nestloop-On, seqscan-Off, sort-On, tidscan-Off
> [...]

Qual é o valor do checkpoint_warning? E o seu
log_min_duration_statement? Acerte esse para 1000 (1000 milisegundos =
1 segundo).

Qual o valor do wal_buffers?
Como estas fazendo o backup e a restauracao? (comandos exatos)

Eu acho que deverias tentar uma otimizacao agressiva dos checkpoints,
mas é só um palpite. Precisaria de mais dados para poder saber se os
checkpoints são parte do problema em primeiro lugar, e portanto se
vale a pena otimizar. Como sugerido em
http://www.westnet.com/~gsmith/content/postgresql/chkp-bgw-83.htm,
tente o seguinte (adaptado ligeiramente para seu hardware):

shared_buffers = 160MB
effective_cache_size = 3GB
checkpoint_segments = 10
bgwriter_delay = 150
bgwriter_lru_percent = 15.0
bgwriter_lru_maxpages = 150
bgwriter_all_percent = 10.0
bgwriter_all_maxpages = 500

>  Constraint problemática na restauração:
>  Tabela Produto com 17MB e 40.000 registros
>  Tabela NotaItem com 9GB e  18.500.000 registros
>  Constraint Lenta: ALTER TABLE "NotaItem"
>                      ADD CONSTRAINT "NotaItem_CodigoProduto_Produto_FK"
> FOREIGN KEY ("CodigoProdutoItem")
>                          REFERENCES "Produto" ("CodigoInternoProduto") MATCH
> FULL
>                          ON UPDATE RESTRICT ON DELETE RESTRICT;
>  Tempo para aplicar: 09:40:00 (9 horas e 40 minutos)

Como chegaste a conclusão que o problema está nessa constraint?
Quais os tipos dessas duas colunas?  Já mandaste a estrutura dessas tabelas?

>  Bem, além destas informações pretendo enviar em anexo as DDLs das duas
> tabelas envolvidas na constrainte LERDA e da constraint satisfatória, além
> do postgresql.conf completo.

Parece suficiente, se tambem tiver as informações que perguntei aqui.

-Roberto