2008/1/22 Euler Taveira de Oliveira <[EMAIL PROTECTED]>:

> Ugh? Tenho que discordar neste ponto. O que você quer dizer com mais
> "fácil". Utilizar sintaxes que não estão no padrão é ser "fácil"?

Se aqui você está se referindo ao que no Oracle é conhecido como
hints. Então o Postgres Não tem por opção. Como (muito bem) citado no
"To Do" do projeto, seção "Features We Do NOT Want"[1]:

"Optimizer hints (not wanted)

Optimizer hints are used to work around problems in the optimizer. We
would rather have the problems reported and fixed. "

Muito bem citado :)

[1] http://www.postgresql.org/docs/faqs.TODO.html