Ola,

Muito interessante o texto e a experiência do colega.
Este talvez seja meu primeiro e-mail para a lista e resolvi manda-lo
para me apresentar e colaborar com o debate com outro tipo de vivência.

Sou analista de sistema a 15 anos comecei na área trabalhando com as
ferramentas chamadas na época de Xbase (clipper, dbase, joiner, fox)
numa software house, depois passei 4 anos trabalhando na Universidade
Federal do Ceara com ambiente mainframe (COBOL, ALGOL), há 10 anos sou
administrador de bancos de dados no Serpro trabalhado com Oracle.

Há alguns anos o Serpro tem uma política de usar software livre. A
grande maioria das estações de trabalho usam Linux, o Broffice é a suite
de escritório oficial, temos vários servidores com linux e outras
soluções de software e a demanda para implantação de novos projetos este
ambiente está cada vez maior.
Porém acredito que a comunidade nos veja com uma empresa de usa o
software livre mas não colabora com a comunidade como o texto do colega
fala.
Na área de banco de dados nossa utilização de software livre ainda é
muito pequena, temos alguns serviços em bancos livres mas as grandes
bases estão ainda no mainframe (adabas e db2), no oracle ou no SQL Server.
Recentemente estamos tentando montar uma estrutura e um modelo para a
utilização de forma mais intensa do Postgres como base de dados para
projeto maiores e talvez este cenário de quase monopólio de bancos
proprietários venha a mudar daqui a algum tempo.  Como sou um DBA com
uma boa experiência estou ajudando neste trabalho.

É aqui que entro no Postgres e na lista. Me escrevi na lista para ir
conhecendo mais dos recursos e dos problemas do PG.
Tenho acompanhando a lista a quase 3 meses. Já conheço o Postgres a bem
mais tempo e acho ele um ótimo banco de dados.

Mas quero deixar claro que não sou um radical defensor do software
livre. Já vivi muito estas disputas de tecnologias e de filosofias na
área de informática e nunca defendi uma tecnologia ou filosofia como a
melhor e a solução de todos os problemas.
Na minha opinião nossa obrigação é oferecer aos nossos clientes a melhor
solução para o seu problema. Para fazemos isto temos que avaliar vários
fatores e ter a visão aberta.

Voltando ao assunto do tópico. Entendo que a comunidade sinta que as
empresas estão na maioria somente explorando o software livre para
diminuir custo sem dá um retorno para a comunidade e ache isto injusto.
A comunidade está totalmente certa em achar isto ruim.
Por outro lado vamos olhar a questão pelo lado de uma empresa.
Sendo uma empresa privada não temos nem o que debater muito, o lucro é a
motivação principal e elas não vão compartilhar conhecimento ou coisa
parecida. Conhecemos a realidade do mercado de trabalho privado do país
e ele não é nenhuma maravilha, visto que somos explorados e muitos são
forçados a atuar como PJ, CLT-Flex. Então achar que uma empresa privada
vai apoiar o software livre de forma mais forte é ilusão.
Porém poderíamos esperar que empresas publicas ajudassem mais a
comunidade. Só que elas estão preparadas para isto ?
Estas empresas já tem muitos problemas para desenvolver e manter os seus
sistemas. Vários sistemas que as empresas publicas produzem possuem uma
complexidade muito alta.  De forma que não é muito fácil para os
profissionais destas empresas terem tempo, vontade e disposição de
responder e-mails numa lista, depurar o código de um produto como o
postgres, etc.
Não julgem estas empresas e profissionais como se estivessem somente
agindo por má fé. O ponto é que temos nossos problemas e atividades
diárias e é realmente difícil apoiar a comunidade como deveríamos.

Este e-mail já está bastante longo de forma que por enquanto encerro por
aqui. Podemos continuar o debate em outros e-mails.

Abraços,

Leandro Henrique Pereira Neto

Fernando Ike escreveu:
> Salve,
>

>     Análise interessante sobre as Comunidades de Software Livre/Código
> Aberto no Brasil. Em parte reflete em muitos de nós por aqui.
>

> -
> http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-January/022467.html
>

> []'s

"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), empresa
pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615, é enviada
exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais,
protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e
sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira,
por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) -- a
government company established under Brazilian law (5.615/70) -- is directed
exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under
professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the
transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send
it back, elucidating the failure."