Caro Fernando, concordo com você,  "precaução nunca é demais para essas
coisas. ;)"

Deixa eu tentar explicar melhor o cenário, quem sabe eu possa simplificar o
processo.

1 - Tenho uma base postgresql instalada via apt-get install que é essa
versão 7.4.7.
2 - Tenho que montar um replicador, um espécie de "datamart", dessa base.
3 - Não conhecendo "muito" de tal assunto em pesquisar na net optei por
utilizar o Slony1-1.2.12, no qual requer, o código fonte da versão
atualmente instalada e suporte a linguagem plpgsql, q eu não consegui
adicionar ao postgresql antigo.
4 - Então decidi fazer alguns teste (servidor a parte), com a versão 8.2.6 a
partir do código fonte, a instalação foi tranqüila tanto do postgresql como
do Slony, ah isso tudo no Debian Sarge 3.1.

Agora está assim:
Debian Sarge 3.1
Postgresql-8.2.6
Slony1-1.2.12

/etc/profile
PATH=$PATH:/usr/local/pgsql/bin
export PATH

LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/pgsql/lib
export LD_LIBRARY_PATH

MANPATH=/usr/local/pgsql/man:$MANPATH
export MANPATH

PGDATA=/usr/local/pgsql/data
export PGDATA

Erros:
/usr/bin/proto: error while loading shared libraries: libpq.so.3:> cannot
open shared object file: No such file or directory

Duvidas:
No ambiente antigo era só:
apt-get install cvs libssl-dev zlib1g-dev unixodbc unixodbc-dev postgresql
postgresql-client postgresql-contrib postgresql-dev odbc-postgresql

Na instalação com o código fonte já tem esses pacotes:
postgresql-client postgresql-contrib postgresql-dev

Espero que tenha ficado "explicadinho".

Dicas,duvidas,sugestões???

Atenciosamente,

Alan Pablo Queiroz Silva