2008/3/4 Ribamar Sousa <[EMAIL PROTECTED]>:

>  Acredito que agora já esteja confuso.
>  De início eu queria mudar meus locales para ISO-8859-1, pois vi no
>  release do 8.3 que isso dependia do servidor e entendi que do SO.
>
>  Acontece que usando o export LANG=pt_BR.iso-8859-1 resolve sem
>  precisar mexer nons locales. Mas a discussão sobre os locales e
>  distros rolou palalelamente até certa altura e assumiu o papel
>  peincipal até agora, o que agradeço.

pt_BR (locale do nosso país) .iso8859-1 (charset), apresento Ribamar ... :-D

Brincadeiras a parte, locale nada mais é do que o conjunto de regras
que definem as peculiaridades de determinada lingua. Por exemplo
LC_MONETARY define qual sera o separador e o símbolo (R$) da moeda
local. Como esse *locale* existem outros: LC_TELEPHONE, LC_NUMERIC,
&ca.

Quando voce executa o comando /export/ no console, vc define *para
aquela sessão* qual locale vc quer utilizar.

Para outros LCs disponiveis: man locales

Abraço!

-Leo
--
Leonardo Cezar et all