Olá!

Geralmente faço uma boa busca antes de vir aqui mas não tá fácil
encontrar informações sobre o assunto.

O que estou querendo?
Ter dois ou mais agrupamentos distintos do mesmo postgresql que tenho
na máquina.

Estou tendo dificuldade de criar vários clusters de bancos de dados
usando a mesma versão do PostgreSQL (8.3).

Estou procedendo da seguinte forma:

- crio um usuário (super-usuário) para o cluster, deixo-o no mesmo
grupo do usuário postgres.
- altero a porta do postgresql existente e deixo o novo na default
- crio uma pasta no /usr/local para os bancos
- torno o usuário que criei agora o dono dessa pasta
- então me logo como o usuário criado e crio o agrupamento
Até aqui tudo bem, ele cria o agrupamento, starto o servidor mas não
consigo acessar o psql. Pergunta se o postgres tá rodando e escutando
na porta.

Quando faço isso usando os fontes anda melhor, mas numa instalação dos
repositórios eu acho que me perco em meio à grande quantidade de
diretórios.

Os procedimentos são estes mesmo?
Alguma sugestão ou link será bem-vinda.

--