Dickson Guedes wrote:

> Oi Carla,
>
> Uso o DbVisualizer para visualização em tela. E esse problema de
> visualizar o ER completo realmente é chato. O Dutra deu uma dica em
> outro email que é interessante você avaliar.
> Aqui, para esse caso da impressão eu acabo utilizando o SQuirreL SQL
> [1], e criando submodelos, baseados nos casos de uso. Fica melhor de se
> entender.
O DBVisualizer também permite isso, ao gerar o modelo de todas as
tabelas, clique em STOP e no lado direito selecione Specified Tables.
Selecione as tabelas que deseja. Assim você terá um modelo menor.

Costumo fazer o seguintes, nunca utilizo o modelo completo do banco,
porque muitas vezes é inútil e muito trabalhoso para achar um
relacionamento. Costuma utilizar pequenos modelos dos locais que vou
mexer. Temos um sistema com 300 tabelas, normalmente, ao iniciar algum
serviço vou trabalhar com 5 ou 6, assim tiro o relacionamento dessas 5
ou 6 tabelas.

Evandro