Em 08/03/08, Leandro DUTRA<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> 2008/3/8, Ribamar Sousa <[EMAIL PROTECTED]>:
>
> Ribamar, vamos com calma…
>
>  Deixe o servidor UTF-8, e nos ajude a te ajudar a fazer o teu cliente
>  funcionar: com informações detalhadas e precisas.
>
>  Voltar para servidor Latin1, que nem sabe do €, é tiro no pé.

Mas Leandro, eu geralmente instalo o servidor com UTF-8. Segundo a
documentação, UTF-8 faz conversão automática de clientes com qualquer
codificação. E não é novidade do 8.3, é algo bem anterior.

Já testei assim:

Server utf8 - cliente win1252
Server win1252 - cliente win1252
Server utf8 - cliente latin9

Só consigo latin1 no cliente de duas formas:

locales - C (windows)
Ou criando outro cluster (no Linux)

--
Ribamar FS - [EMAIL PROTECTED]