Boa tarde Mateus,

Atualmente uso a versão 8.2.5 no UbuntuBR, bom para executar o pg_dump,
primeiro eu faço login da seguinte forma:
Abro o terminal e digito: su postgres
em seguida ponho a senha solicitada,

agora o pg_dump e demais funções funcionam sem ter que chamá-lo especificamente
de um diretório, pois uma vez logado, o terminal passa a reconhecer todos os
comandos pertencentes ao Servidor PostgreSQL.

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

ADENILTON Batista da Silva       Index Informática LTDA     (79)3431-3234 /
9142-0886   [EMAIL PROTECTED]