Leandro DUTRA wrote:

> Mas Fernando, o que tem a ver chave primária ser simples ou composta?
> Qual o problema?
>
> Se você tem uma chave composta perfeitamente boa, para que aumentar a
> complexidade do modelo, criar um índice adicional, gastar mais
> armazenamento, cache e eventos de E/S?  Você vai ter de declarar a
> chave composta mesmo também…

Concordo com relação a chave composta perfeitamente boa, mas não
concordo que criar uma chave primária quando se pode ter uma chave
composta vai aumentar tanto assim eventos de E/S e gasto de
armazenamento. Por outro lado pode até diminuir, eu tendo uma chave
primária aumentando a cache e eventos E/S na tabela, vou diminuir o
mesmo em tabelas relacionadas, pois não precisarei ter todos os da chave
composta na relação. Se uma tabela tem mais de 1 relacionamento, acho
que vamos ganhar em E/S ao invés de perder. Perde-se na tabela
principal, mas ganha nas relações. Trade-off, ai seria o caso de
balancear onde é melhor perder.

Evandro