Leandro DUTRA escreveu:

> Graças a Deus ninguém fala isso nesta lista!  Você também precisa de
> controle de acesso, plano de cópias de segurança e recuperação &c.
>
> Mas que é o nível de RAID mais seguro, isso é.

        Não entrei no mérito de o RAID 10 ser o mais ou o menos seguro. E sim
no texto: "Nunca se usa RAIDs a não ser 10 com base de dados". Como
utilizo várias outras políticas para manter a segurança dos dados como
replicações em outros 2 servidores, um inclusive fora do meu ambiente
físico, backup's diários, etc... posso me dar o luxo de utilizar RAID 5
sem maiores problemas e aproveitar o que ele tem de melhor, baixo custo,
aproveitamento de espaço e excelente performance de leitura.

> Se as atualizações não são críticas, de fato RAID 5 pode servir.  Mas
> pense bem se a economia em discos e talvez controladora vale a pena a
> quase certeza a longo prazo duma falha catastrófica, com tempo de
> parada &c.

        Bem neste caso de falha catastrófica, eu prefiro ter o servidor
replicado, eu tenho praticamente a mesma estrutura em São Paulo e em
Recife, tenho um link dedicado de 512 entre os dois exclusivamente para
isto. A diferença de alguns segundos da replicação não afeta o processo.
Se tenho um problema crítico em um dos nós, é só o tempo de atualização
do DNS e outra estrutura estará respondendo pelo sistema, eu tenho todo
o tempo para corrigir o problema com calma.

        Se tudo for bem calculado uma tecnologia não é necessariamente melhor
ou pior que a outra.

        Obrigado por sua resposta.

--
Shander Lyrio