olhando da perspectiva de um dba, eu não recomendaria um hibernate
  ----- Original Message -----
  From: Guilherme Carvalho
  To: Comunidade PostgreSQL Brasileira
  Sent: Tuesday, June 03, 2008 4:09 PM
  Subject: Re: [pgbr-geral] 1/2 OFF: Driver ODBC x Npgsql

  Se a sua intenção for trabalhar com a possibilidade de vários bancos, o mais
indicado seria o Hibernate, abaixo alguns links sobre o assunto:

  http://www.hibernate.org/
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibernate

  Eu tenho desenvolvido um sistema usando NpgSQL e não tenho tido problemas em
relação a desempenho.