Rubens,

   Tem um servidor que ajudo a administrar que possue o RHEL 5 x86_64
com kernel-2.6.18-92.1.1 (o mais novo, mais o padrão dele também
encontrou os 16G) e ele trabalha bem. Ele não teve problema de ver
toda a memória, apenas foi feito mudanças para trabalhar melhor com
elas (tuning).
   Qual o fabricante? Já perguntou para o mesmo se ele homologou o
RHEL 5? (desculpe antecipadamente a pergunta)

Abraços,
Aldrey Galindo