2008/6/19 Osvaldo Rosario Kussama <[EMAIL PROTECTED]>:

> Exato, qualquer atualização ou um vacuum full podem modificar a ordem
> física dos registros. Em um ambiente onde ocorrem transações
> simultâneas é "quase" como se fosse aleatório, na realidade não é
> aleatório mas é praticamente impossível garantir uma ordem num banco
> normal em produção.

Acredito que o texto do manual, e como também relatam em alguns livros,
talvez precise ser mais claro.
Sei que muita gente não procura testar estas coisas, mas o que eu entendi ao
ler foi que ao executar simultâneos selects eu receberia os registros em
ordem aleatória.
E a coisa tem a ver com o índice interno do SGBD, que é o OID, que a cada
update é alterado, alterando a ordem.
Grato Osvaldo.

--
Ribamar FS - [EMAIL PROTECTED]