Olá, pessoal... Desculpem minha intromissão na thread, tendo em vista que a
discussão vai longe ainda.

Tenho acompanhado o assunto, com certo interesse, afinal, algo de positivo se
tira de tudo isso. Salvo opiniões pessoais, acho esta discussão bem produtiva.

Bem, de maneira prática, algumas questões não ficaram bem definidas. Um bom
exemplo é este:

  Que seja, mas como faria uma transferência de uma empresa para a
mesma?
    Não existe mesma empresa com endereços diferentes, se os endereços
são diferentes obrigatoriamente é outra empresa (filial)...

[corte]

    Não se trata de "Gambiarra", pois estamos garantindo a integridade
através do ID sequencial...

Um exemplo prático para isso: em uma entidade EMPRESA, cria-se uma sequence
para controlar o índice da entidade, servindo também como chave primária. Nesta
entidade, o CNPJ NÃO é referenciado! Apenas os dados mais relevantes da empresa
são, como tributação, etc. Em uma entidade FILIAIS são referenciados dados como
CNPJ, endereço, etc., mas tendo como controle um valor seqüencial baseado em
uma foreign key vinda da entidade EMPRESA. Com isso, cada empresa pode ter n
filiais, mesmo que com o mesmo CNPJ e endereço. Isso não é gambiarra, é um
método de controle eficiente, muito útil para empresas pequenas. (Ex.: Empresa
1 Filial 1; Empresa 1 Filial 2; Empresa 2 Filial 1; Empresa 2 Filial 2; Empresa
2 Filial 3; etc.)

Neste ponto, vejo que modelos únicos podem render certas vantagens no que tange
a produtividade. Fica muito mais fácil desenvolver com a modelagem definida,
mas vejo que o consenso para isso é difícil de se conseguir.

Não vejo porque um assunto tão positivo quanto este tenha de virar um
cabo-de-guerra baseado em opiniões pessoais.

Mais uma vez, desculpem a intromissão.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753