joao.junior escreveu:
> desculpem me intrometer mas concordo com vc leandro visto que uma das
> regras de normalização é não possuir campos multi valorados.

        Lá vai eu me meter em assuntos que não são PostGreSql, mas vamos lá.
Acredito que normalização não complica ou engessa, mas o excesso dela sim.

        Não tem jeito, determinados atributos são melhores expressos com vários
valores, a exemplo dos tipos geométricos (point, line, box, entre
outros...) que no fundo, no fundo são vetores e so fazem sentido se
tiverem mais de um valor para defini-los.

        Achei a resposta do Leandro muito precisa, infelizmente ele não
explicou os seus porquês, vetor pode ou não ser um anti-pattern, mas
depende de onde você está usando ele e como. Não exite fórmula mágica ou
"abracadabra" que vão lhe dizer quando usar ou quando não usar. Se um
atributo fizer sentido sendo expresso com apenas um valor ok, mas eu não
consigo expressar um ponto num espasso tridimensional com apenas um valor.

        A despeito da resposta do João Junior, a posição de um campo no espaço
é um valor único, mas somente consegue ser expressa através da reunião
de 3 outros valores que são suas coordenadas.

        Estamos acostumados a achar que modelagem se restringe ao nosso pequeno
universo comercial/industrial, mas existem muito mais áreas, e nessas,
atributos em que o uso de vetor é o mais lógico para expressar. Por este
motivo não gosto de discutir normalização e modelagem na lista, acabamos
por aplicar os conceitos abstratos apenas ao que nos é comum e
generalizamos.

--
Shander Lyrio